
Agir entre Marés
Duração: Junho 2021 – Presente
O projeto
Os oceanos albergam uma diversidade de vida extraordinária e surpreendente, mas a quantidade de lixo com que fauna e flora partilham este gigante habitat é preocupante.
São mais de 150 milhões de toneladas de plástico à deriva nos oceanos, segundo dados do Parlamento Europeu. Nas praias portuguesas, 90% do lixo marinho encontrado é de plástico, sendo que deste valor 31% são de produtos de uso único e 9,6% provêm da pesca. Isto significa que todos somos responsáveis pelo impacto negativo gerado aos ecossistemas marinhos pelo uso pouco consciente de materiais poluentes e quase indestrutíveis, como o plástico.
O lixo marinho pode representar uma arma, que compromete a saúde e a vida dos que lá vivem, que por efeito em cadeia acaba por chegar ao nosso organismo e qualidade de vida. Ameaças como o aprisionamento de animais, a ingestão de resíduos plásticos, o transporte de espécies exóticas invasoras, a degradação em pequenos fragmentos e entrada na cadeia alimentar, são alguns dos principais impactos do lixo marinho.
O Agir entre Marés nasceu em junho de 2021, com o objetivo de contribuir para a conservação dos ambientes marinho e estuarino, bem como gerar maior envolvimento da comunidade no sentido de aumentar a consciência e literacia ambiental sobre o oceano e os recursos que este encerra. As ações decorrem mensalmente, na Reserva Natural Local do Estuário do Douro, em Vila Nova de Gaia e no litoral norte.
Foram criadas várias parcerias a fim de fortalecer laços entre o setor associativo e também empresarial, com vista a alargar o alcance do projeto.
Assim, contamos com a colaboração do Município de Gaia (Reserva Natural Local do Estuário do Douro), da AMO Portugal (Associação Mãos à Obra), da Novaterra Arte, Cultura e Ambiente, da VO.U. (Voluntariado Universitário da Universidade do Porto), da aCORDA Portugal (Associação Oceanos Sem Plásticos) e com a empresa Acqua Douro. Com tal rede de parceiros, fazemos conjugar na mesma equação, comunidade - ambiente - cultura - economia.
Volvidos 8 meses, registam-se 8 ações de recolha de limpeza, e, envolvendo mais de 150 voluntários, foi possível a recolha de mais de 760 kg de lixo. A par da ação cívica, realizámos 2 momentos musicais com o coro feminino da Novaterra e com duas musicas e instrumentistas, no sentido de promover o bem-estar e conexão à natureza e à comunidade. Adicionalmente, colaborámos no Dia Internacional de Limpeza Costeira através da recolha e monitorização do lixo marinho, evento nacional promovido pela Fundação Oceano Azul.
Se quiser organizar uma limpeza de praia e precisar de apoio ou parceria, pode contactar através de geral.bioliving@gmail.com



