

Albergaria + Inclusiva desafia jovens adultos com deficiência a construir a sua “cidade verde”
Albergaria + Inclusiva é o mais recente projeto financiado coordenado pela Associação BioLiving, cujo principal objetivo é a...
BioLiving
Duração: Outubro 2022 – Agosto 2023
O Projeto
Albergaria + Inclusiva é o mais recente projeto que a BioLiving vê aprovado.
O projeto Albergaria + Inclusiva conta com o apoio da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e pretende sensibilizar, capacitar e mobilizar, principalmente, adolescentes e jovens adultos com necessidades educativas especiais do concelho albergariense, para as suas responsabilidades individuais e coletivas na construção de comunidades mais sustentáveis.
Com o objetivo de dar voz a este grupo muitas vezes ignorado, as atividades têm por base uma pedagogia focada nas emoções na educação ambiental, onde são procuradas soluções ativas para os problemas ambientais, em vez de um discurso catastrofista e baseado no medo.
Para isso, serão utilizados blocos de construção que lhes permitam comunicar as suas preocupações ambientais e foram planeadas três atividades complementares, para fomentar comportamentos pró-ambientais e mostrar que, agindo em conjunto, podemos fazer a diferença.
O objetivo final deste programa é a construção de uma cidade sustentável, enquanto são abordados temas relevantes, como poluição, alterações climáticas, desflorestação, biodiversidade e, principalmente, a gestão dos recursos hídricos.
As atividades previstas serão desenvolvidas através de ações de rua, incluindo exposições temáticas em espaços municipais.
Albergaria + Inclusiva tem o apoio da LEGO® e do projeto People & Planet - A Common Destiny, que é cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. People and Planet é implementado em 8 Estados-Membros da UE e Cabo-Verde e, em Portugal, é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, Instituto Marquês de Valle Flôr, pela Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) e pela FUEL.
NOTÍCIAS