

A adaptação às alterações climáticas num mundo digital
Em Outubro de 2021, alguns membros da equipa BioLiving foram à Albânia para participar num curso formativo integrado no projeto Erasmus+...

BioLiving
20 de jan. de 2022
Nº de Projeto: 617210-EPP-1-2020-1-AL-EPPKA2-CBY-WB
Duração: Outubro 2020 – Em curso
O Projeto
Digital Green Skills for Climate Change Adaption and Mitigation Strategies é um projeto co-financiado pelo programa Erasmus+ e é o quarto projeto europeu da BioLiving. Sob a coordenação da Build Green Group, uma ONG da Albânia, tem como parceiros a Associação BioLiving, em Portugal; a associação Asociatia Tinerilor cu Initiativa Civica, da Roménia; a Association for Valuable Opportunities, da Bósnia; a associação Elpidoxori, da Grécia; a associação Europski Klaster Alpe Adria Pannonia, da Sérvia; a organização Joqeveritare Thy Udruzenje, do Kosovo; e a associação Zdruzhenie za Zashtita i Unapreduvanje na Zhivotnata Sredina Eko-Logik Skopje, da Macedónia.
As consequências das alterações climáticas são uma séria preocupação para o bem-estar das gerações atuais e futuras e é urgente que todos nós, de forma individual e coletiva, nos consciencializemos das nossas responsabilidades ambientais e de que forma nos podemos adaptar e mitigar os efeitos das alterações climáticas. Assim, é importante desenvolver projetos que incentivem os jovens a envolverem-se ativamente em questões ambientais na suas comunidades e este projeto ambiciona isso mesmo: promover uma economia mais verde através da capacitação dos jovens para a digitalização e empreendedorismo verde, incentivando-os a ser mais participativos em questões ambientais e a criar empregos mais ambientalmente responsáveis.
No âmbito deste projeto cada parceiro irá criar um mapa digital da região onde desenvolve o seu trabalho onde será possível explorar os indicadores mais visíveis dos efeitos das alterações climáticas nessa região, hot-spots de biodiversidade, exemplos de negócios ecologicamente sustentáveis, NGOs locais e oportunidades de criação de empregos/projetos verdes na região. Serão também realizados três intercâmbios culturais onde jovens dos vários países parceiros poderão juntar-se e discutir e partilhar ideias e experiências, falar sobre o trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto e desenvolver novas competências a nível digital que lhes poderão ser bastante úteis no futuro.
Para mais informações visite o nosso site!