
Floresta +
Duração: Maio – Dezembro 2019
O projeto
O projeto FLORESTA+ visa promover a educação para a cidadania e a cultura de segurança ambiental nas comunidades da Figueira da Foz afetadas pelos incêndios de 2017. Este projeto é coordenado pela Associação BioLiving em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da foz e com o apoio financeiro da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa através do Fundo Recomeçar.
Como um dos principais objetivos, este projeto pretende sensibilizar as comunidades locais da Figueira da Foz para a importância das florestas nativas, assim como para a sua valorização e alternativa aos modelos florestais vigentes.
As ações do projeto englobam o controlo de espécies exóticas invasoras, formações sobre modelos de gestão florestal sustentável com proprietários florestais e atividades de educação ambiental com alunos do 1º ao 3º ciclo de escolaridade. No total, foram envolvidas mais de 1000 pessoas no decorrer do projeto, onde resultou, entre outros indicadores, a sementeira de 1400 bolotas de carvalho-alvarinho (Quercus robur) semeadas por 750 alunos de diferentes escolas da Figueira da Foz. Foram produzidos e distribuídos manuais de boas práticas florestas e mini-guias de fauna e flora locais para informar, educar e capacitar as comunidades locais.



