
Jovens do secundário criam jogos para a conservação da natureza
Gamers4Nature - Mission Earth é um projeto Erasmus+, coordenado pela Universidade de Aveiro e do qual a Associação BioLiving é também...
BioLiving
9 de nov. de 2021
Nº de Projeto: 2020-1-PT01-KA201-078789
Duração: Setembro 2020 – Em curso
O Projeto
Gamers4Nature - Mission Earth é um projeto co-financiado pelo programa Erasmus+ e é o terceiro projeto europeu da BioLiving. Sob a coordenação da Universidade de Aveiro, tem como parceiros a Associação BioLiving e o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Portugal; a escola Péter András Gimnázium és Kollégium, na Hungria; a escola Sancta Maria College, na Irlanda; a escola IES Pedro Jiménez Montoya, em Espanha; e a Serious Games Society, na Itália.
Atualmente, metade da população mundial vive em zonas urbanas. Esta migração para as cidades combinada com o número de horas que principalmente os jovens despendem em atividades sedentárias envolvendo meios eletrónicos, podem estar na origem da severa diminuição do seu contacto com a natureza e desconexão com a meio natural. A forma como compreendemos e experimentamos a natureza influencia a forma como agimos perante ela e a nossa consciência ambiental. Assim, quanto maior for a nossa ligação à natureza mais será a nossa vontade de a proteger.
Foi assim que surgiu o Gamers4Nature - Mission Earth, da necessidade de promover uma maior conexão dos jovens com a natureza adotando novas abordagens, como a utilização de jogos digitais, uma vez que estes jogos já fazem parte do dia-a-dia destes jovens. Usando uma linguagem por eles conhecida, este projeto tem como objetivo incentivar os jovens não só a jogar jogos educativos, mas criá-los de raiz. Assim, através de atividades de educação ambiental em meio natural e informação teórica, os jovens adquirem o conhecimento acerca de temas ambientais que lhes permitirá criar uma narrativa de jogo, pensando nas personagens, nos objetivos, nos níveis de jogo, entre outros elementos, e de seguida programar esse mesmo jogo.
O Gamers4Nature pretende assim consciencializar os mais jovens para questões ambientais, fazendo-os refletir sobre elas de forma crítica para poderem criar uma narrativa de jogo e incentivá-los a colaborar e trocar ideias com os colegas, a trabalhar em equipa, a ser mais confiantes e sentirem-se mais realizados.
Combinando a interação física em ambientes naturais e a narrativa interativa e imersiva do jogos digitais, surge uma abordagem inovadora na promoção do conhecimento sobre a preservação ambiental e a conservação da biodiversidade.
Para mais informações visite o site, a página de Facebook e fique a par de todas as notícias acerca deste projeto!
NOTÍCIAS