
VacaLoura.pt
Duração: Junho de 2016 – Presente
O Projeto
A vaca-loura (Lucanus cervus) é uma espécie emblemática com um elevado valor iconográfico, devido à sua morfologia e dimensão singulares, que a tornam fácil de identificar. Está associada a habitats florestais, principalmente florestas de caducifólias com presença de árvores de porte elevado, mas também pode ser encontrada em áreas urbanas e periurbanas, desde que arborizadas com árvores que preencham os requisitos ecológicos da espécie.
Esta espécie é protegida por legislação comunitária (Anexo II da Diretiva Habitats e Anexo III da Convenção de Berna) estando ainda classificada como “Quase ameaçada” pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Em Portugal está avaliada como “Desconhecida”, denotando a necessidade urgente de obter mais informação para efetuar uma avaliação devidamente fundamentada.
O Projeto VACALOURA.pt é um projeto 100% voluntário de ciência cidadã, que tem como finalidade contribuir para a conservação do Lucanus cervus e das restantes espécies de escaravelhos da família Lucanidae (Lucanus barbarossa, Dorcus parallelipipedus e Platycerus spinifer) em Portugal, através da educação ambiental e da compilação de dados sobre a distribuição e estado das suas populações.
Pode ajudar-nos neste projeto adotando percursos de monitorização ou registando os seus avistamentos no formulário online ou na aplicação móvel dedicada.
Desde o seu início, o projeto já compilou mais de 1000 registos sobre a vaca-loura em Portugal, conseguindo quase duplicar a área de distribuição conhecida desta espécie no nosso território. Mais informação http://www.vacaloura.pt/resultados-2017/
Este projeto nasceu de uma parceria entre a Associação BioLiving, a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UVS/DBio-UA), a Sociedade Portuguesa de Entomologia (SPEN) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), fruto de um interesse partilhado e da combinação de diferentes valências e áreas de atuação de cada entidade para a conservação destas espécies.
O projeto pode ser acompanhado no Facebook, no Instagram (@vacaloura.pt) ou pelo website www.vacaloura.pt.



