
BioLiving quer modernizar o ensino superior
Associação BioLiving aprova projeto Europeu “Back2Basics”. "Back2Basics", coordenado pela Universidade de Aveiro e com parceiros em...
BioLiving
10 de fev. de 2022
Nº projeto: 2021-1-PT01-KA220-HED-000023543
Duração: janeiro 2022 – Em curso
O Projeto
Back2Basics: Bridging the gap between higher education and labor market by fostering digital skills é um projeto co-financiado pelo programa Erasmus+ e é o quinto projeto europeu da BioLiving. Sob a coordenação da Universidade de Aveiro, tem como parceiros a Associação BioLiving, de Portugal; a Universidade da Macedónia, da Grécia; e o Gabinete de Recolocación Industrial, de Espanha.
O contexto pandémico tornou claro que muitos professores do Ensino Superior (ES), forçados a adaptar o seu trabalho diário a ambientes online, têm falta de "prontidão digital", o que resultou em muitas tentativas frustradas de adaptação, sobrecarga de trabalho e stress. Desta forma, evidenciou-se um problema persistente dos sistemas de ES: se os professores não estiverem preparados digitalmente, também não estão a transmitir aos seus estudantes competências digitais importantes e valiosas para o trabalho.
Os estudantes do ES utilizam diariamente ferramentas de tecnologia de informação e comunicação (TIC), mas não de maneira profissional, e a maioria dos estudantes não possui competências digitais profissionais que melhorariam o seu perfil de empregabilidade. Isto é particularmente importante, tendo em consideração que muitas empresas estão a considerar adotar um meio de trabalho mais digital. Além disso, muitos estudantes não têm noções básicas de "netiqueta", comunicação online, e comportamento, o que também contribui para diminuir a sua empregabilidade.
O projeto Back2Basics tem como objetivo abordar a transformação digital no sistema de ES e aproximar os sistemas de ES dos mercados de trabalho, melhorando as competências digitais no ensino superior, através da formação de professores e licenciados. Os parceiros pretendem apresentar possíveis metodologias a adotar, de forma a criar uma verdadeira mudança nos sistemas de ES, tornando-os mais modernos e alinhados com as necessidades do mercado de trabalho.
Para mais informações, visite o site, a página de Facebook e a página de Instagram para ficar a par de todas as notícias deste projeto!